Conhecendo uma empresa de monitoramento

Muitas residências, condomínios, comércios e industrias entregam a segurança e o zelo de sues bens, patrimônios e pessoas nas mãos das empresas de monitoramento e muitos não conhecem a logística e os procedimentos que são executadas  pelas empresas que monitoram à distância suas edificações, entenda agora como funcionam estas empresas.


Funcionamento e Logística

Uma empresa de monitoramento possui uma central que recebe via telefone, celular ou internet os dados relativos ao status do alarme instalado no cliente que são subdividido em zonas como: entrada, corredor, sala 1, sala 2, galpão, escritório, sala de vendas, depósito entre outros.

Quando uma destas zonas são rompidas, imediatamente é acionado o alarme local e os dados enviados em tempo real para a central de monitoramento que por sua vez identifica o cliente, endereço e o tipo de disparo e aciona de pronto o apoio móvel para verificação fazendo acompanhamento e intervindo conforme lista de procedimentos ajustadas com o cliente como: acionar funcionário, policia, bombeiros etc.

A maioria das empresas possuem bases de apoio móvel (carro e moto) estrategicamente alocadas próximas aos seus clientes favorecendo uma rápido atendimento e intervenção, estas bases possuem plantonista 24 horas à disposição com apoio de rádios de comunicação passando à central informações precisas da ocorrência.



Procedimentos e sondagem em tempo real

A central de monitoramento possui um software para o recebimento dos eventos da central de alarme do cliente e inclui uma lista de procedimentos pré determinada pelo cliente que serão cumpridas à risca em ordem estabelecida, como exemplo:



Procedimento disparo zona 8 - Emergência Médica

  1. Acionar enfermagem local   -     Fulano de Tal    -  Telefone  99999-9999
  2. Acionar Ambulância/Samu  -       central             -  Telefone  196
  3. Acionar Apoio Móvel         -         Base              - carro/moto plantonista
O sistema de sondagem detectam o status e comportamento local sem a nescessidade de intervenção imediata e pela relatório gerencial do cliente, desta forma é possível antever e previnir riscos e vulnerabilidade como segue:


  1. detecção de falta de energia local
  2. bateria baixa
  3. falha de comunicação
  4. horario de abertura e fechamento
  5. zona 24 horas ativa
  6. zona com defeito
  7. falta de arme em horário programado
Uma central de monitoramento pode intervir e acionar diversos recursos como controle de acesso, acesso de usuário autorizado, acionar fechadura remotamente, fazer backup de imagens de zonas disparadas entre outros recursos inumerados.

De certo que nem todas as empresas tem uma estrutura e conhecimento para atender as necessidades dos clientes, sendo de suma importância avaliar e procurar referências sobre as melhores porquê segurança é coisa séria e deve ser tratada desta forma..



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