Furto à empresas- sistemática e prevenção


Diferente do roubo onde há contato, violência ou ameaça, o furto é o ato de subtrair algo de uma propriedade sem que haja contato com outrem, funcionários ou pessoas no imóvel em questão e o código penal no artigo 155 prevê uma reprimenda de 1 a quatro anos de reclusão, considerado por muitos uma benevolência.

De certo é que esta prática é a mais utilizada por ladrões principalmente contra empresas que na sua maioria não tem atividade noturna, vigias ou funcionários e são um atrativo à parte. só para se ter uma ídeia só em São Paulo entra janeiro e julho houve 351.006 furtos isto sem incluir furtos à carros.

No entanto para se prevenir contra esta pratica devemos entender qual é a sistemática utilizadas por ladrões contra empresas (alvo na questão) quase que exclusivamente no período noturno.

As empresas são constantemente avaliadas por ladrões de forma disfarçada e sorrateira, são pesquisadas minunciosamente seu pontos vulneráveis para posteriormente praticar o furto, saiba que na quase totalidade o furto é cometido por alguém que já visitou ou teve contato com o interior do imóvel ou edificação.

Isto sem contar quando á participação de funcionários ou conivência de prestadores de serviços ou pessoal que tem acesso irrestrito aos locais, sem contar com as informações privilegiadas passadas de dentro para fora da empresa como horários, acessos e produtos disponíveis ao furto.

Estas são as principais sistemáticas aplicadas pelos furtadores de plantão, a informação é a matéria prima deles com aplicação de planos ás vezes mirabolantes para invasão furtiva que lhes proporcionam o sucesso no ato criminoso, e quando o proprietário ou responsável chega pela manhã não acredita e não entende de certo o ocorrido.

Porem à algumas técnicas e estratégias que podem ser postas em prática para prevenir ou diminuir estas sistemáticas, que devem ser cumpridas à risca, confira :


  1. Um rigoroso controle de acesso ás dependências com anotações de documentos, horários e setores visitados ou envolvidos
  2. Não permitir acesso interno à motoboys, entregadores, carteiros ou outros á setores da empresa, fazendo uma sala de espera e sendo ali atendidos.
  3. Não permitir uma rotatividade de prestadores, sempre exigindo o mesmo funcionário.
  4. Evitar informações sobre bens e produtos que a empresa possui com funcionários que não dizem respeito aos tais.
  5. Se não for realmente necessário evitar atender visitantes, compradores, vendedores, consultores nas dependências da empresa, se possível agendar visitas em locais fora do imóvel.
  6. Trancar e negar acesso à áreas restritas como depósitos, caixas, estoque e almoxarifados inclusives á funcionários que não tenham relações com o setor.
  7. Por ultimo identificar pontos vulneráveis de aceso ao imóvel como muros, telhados, portas, janelas e portões fazendo aplicação de produtos e equipamentos que dificultem o acesso e o furto.

Lembre-se a informação é a matéria prima dos furtadores, faça sigilo delas principalmente de horários de chagada e localização de produtos e valores.




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