Práticas simples e eficientes de controlar o acesso no condomínios

Como já é de conhecimento, os principais assaltos, fustos e arrastões se fazem pela porta da frente ou portaria que em sua grande maioria devido à falhas no controle e acesso de pessoas, principalmente pessoas alheia ao condomínio.

Com intuito de colaborar com a melhor eficiência dos porteiros, segue algumas dicas de procedimentos para ajudar na triagem e controle de pessoas ao interior do condomínio, são dicas muito simples porem muito eficientes quando colocadas em prática, confira !

Quem está no Condomínio ? Por quanto Tempo ?

Não é novidade porem muitos deixam de anotar os documentos e destino dos visitantes e prestadores de serviço, portanto alem de cumprir esta atribuição o ideal é fazer um livro ou ficha com obrigatoriedade de visto na entrada e saída e afixar em local visível na portaria, desta forma é possível identificar qual visitante se encontra no condomínio, principalmente na troca de plantões.

Entregas ? Um dos principais artifícios dos assaltantes

Jogando o Verde e colhendo Maduro !

Muitos porteiros são enganados no primeiro contato e logo vão abrindo o portão, erro que não deve acontecer e com simples perguntas pode-se identificar um possível intruso, note como proceder:

- Visita: sou da lavanderia "roupa suja" e vim entregar um terno no apartamento 21 !
- Porteiro: Tudo bem, mas qual nome do morador ou solicitante do serviço ?
- Visita: Não sei, só sei que é do apartamento 21 !
- Porteiro: Caro Sr. sua empresa deve fornecer Ordem de Serviço constando o solicitante, entretanto entre em contato com sua empresa para lhe fornecer as devidas informações e retorne, por favor !

Outro caso !

- Visita: Sou vendedora de cosmético e fui solicitada pelo morador "Fulano de Tal" !
- Porteiro: Acaso seria no apartamento "230" (que não existe) ?
- Visita: Sim, agora lembrei é o 230 mesmo !
- Porteiro: Prezado Senhor(a), solicito que entre em contato com morador para autorização de sua entrada pois as informações passadas não conferem, obrigado !

Obs: Note que estes procedimentos são para visitantes reconhecidamente alheios ao condomínios, prestadores constantes ou de mesma empresa deve se ter bom senso e se possível acionar morador pelo interfone.

Um por Vez !

A Astúcia dos ladrões é tal, que geralmente encostam em moradores e visitantes parecendo conhece-los para confundir o porteiro, novamente reconhecer pessoas não comuns ao condomínio e separa-las no ato de adentrar é de suma importância, pergunte ao morador ou visitante se aquela pessoa está com ela, e permita que um por vez tenha autorização para entrar, a técnica da distração é muito empregada por malfeitores.

Sem contato físico, utilize o interfone ou outro método de atendimento !

A rendição é outro método conhecido, não abra o portão para tirar duvidas, procure interagir com visitante pelo interfone ou à distância se possível, os assaltantes procuram po aproximação e utilizam artifícios inumerados para forçar a rendição.

Não se aproxime de visitantes suspeitos

Abaixe o vidro do carro, por favor !

Outro método empregado e virou até reportagem é quanto a entrada de veículos no condomínio, como dito ladrões se comportam como visitante para enganar, se o porteiro for o controlador dos portões da garagem solicite abertura do vidro para conferência do morador então só depois autorize a entrada.

Não sei, não era meu plantão !

Sabemos que é humanamente impossível o vigia ou porteiro estar ciente de tudo o que acontece, porém ficar atento à condições críticas já é obrigação como uma obra acontecendo em uma unidade, fazer relatórios e passar atualizações para o próximo plantonista é vital para o sucesso na segurança.




Related Posts
Previous
« Prev Post
Hot